Publicidade

Publicidade
04/01/2010 - 17:56

Google começa captura de imagens para o Street View em SP e RJ

Compartilhe: Twitter

O Google começou oficialmente nesta segunda-feira a captura de imagens das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro para uso no Street View, o recurso do Google Maps que permite ao usuário “passear” pelas ruas de uma cidade através de fotos do local.

Para isso, uma frota de 30 carros Fiat Stilo vermelhos já circula pelas cidades (20 deles em São Paulo, 10 no Rio de Janeiro). Os veículos foram especialmente equipados para a tarefa, e carregam sobre o teto um “mastro” com equipamento de captura (nove câmeras fotográficas e sensores de distância) além de baterias, um computador e discos rígidos para armazenamento das imagens (e informações de GPS) no porta-malas.  Cada carro tem dois motoristas, que se revezam durante o dia, e é responsável por mapear um “setor” da cidade. São Paulo, por exemplo, foi dividida em 20 setores.

Em teoria o processo de captura é simples. Enquanto o motorista dirige o carro pela cidade as câmeras capturam um novo conjunto de imagens em intervalos predefinidos: em condições de trânsito ideais, a cada 15 metros. As câmeras no mastro são arranjadas de forma circular: oito delas capturam um panorama em 360º ao redor do carro, e a nona câmera captura uma imagem do céu. Software desenvolvido pelo Google costura estas imagens em um panorama “navegável”, pronto para ser integrado ao Google Maps. Mas antes há um passo importante: placas de veículos e rostos de pessoas são “borrados” para que não possam ser identificados e preservar a privacidade.

Uma curiosidade: a captura de imagens é feita apenas em dias de sol. O motivo é que, embora o equipamento em si não tenha problemas com a água, a qualidade das imagens não é boa o suficiente. Também poderiam haver problemas na “costura” das imagens: nem sempre uma rua é capturada de uma vez só, e para o usuário seria estranho ver uma rua ensolarada numa foto e o mesmo local debaixo de chuva no clique seguinte.

Não existe uma data predefinida para que as imagens de SP e RJ (e Belo Horizonte, que já foi mapeada e serviu como “laboratório de testes”) sejam adicionadas ao Street View. O Google quer capturar uma quantidade “substancial” de imagens antes de colocá-las no ar, em um processo de deve levar cerca de três meses. Some-se a isso o tempo necessário para processamento e integração aos mapas e chegamos a uma estimativa de algo entre cinco e seis meses segundo Marcelo Quintella, gerente do produto Google Maps (que engloba o Street View) no Brasil.

Autor: - Categoria(s): noticia, software, web Tags: , , , , ,

Ver todas as notas

7 comentários para “Google começa captura de imagens para o Street View em SP e RJ”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Rafael Rigues, Felipe Cepriano. Felipe Cepriano said: E começa a captura de imagens pro Google Street View em São Paulo! o/ o/ o/ http://bit.ly/4WBr3v […]

  2. netmask disse:

    Demorou, mas finalmente vai sair. Agora, fiquei com um pinguinho de inveja (trabalho no mesmo prédio, e não vi o carro). :)

  3. Marcello O. Franco disse:

    Não deixem de passar na Praça da Sé e se possível, avisem-me com antecedência. Obrigado.
    Marcello

  4. Acabei de ver um na Av Rio Branco aqui no rio de janeiro, ja tinha ouvido falar nessa ideia e hoje vi em ação.

    • Google Team disse:

      Claro, sr. Marco Aurélio, enviaremos um sinal sonoro, semelhante ao som de baleias no oceano, para que fique ciente de nossa presença.

  5. Sandro disse:

    Quando vão incluir as cidades do norte do país nos planos e rumos que a tecnologia toma noutros centros tratados com exclusividade no Brasil, sendo que as metrópoles do norte, também contribuem para o crescimento e o desenvolvimento dessas e outras ferramentas tecnológicas?

  6. Fernando Jacinto disse:

    Dia 12 eu vi um deles perto da rodoviária do Tietê, em São Paulo!

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo