Publicidade

Publicidade
29/10/2009 - 10:01

Google apresenta novo Orkut

Compartilhe: Twitter

Novo OrkutO Orkut ganha, a partir de hoje, sua primeira “reforma” geral desde seu lançamento em Janeiro de 2004. O Google está anunciando uma nova versão do serviço, que segundo a empresa foi “totalmente redesenhado para aprimorar a experiência de navegação, integração e comunicação dos usuários”.

Na prática isso significa mais facilidade, e velocidade, para enviar fotos (recurso mais popular, segundo 67% dos usuários), mais possibilidades de personalização da home page, inclusive com a capacidade de trocar a cor da página e navegação simplificada entre contatos e comunidades. Também ficou mais fácil encontrar amigos, com uma função que busca pessoas na sua lista de contatos do GMail, por exemplo.

Na parte técnica, o código do Orkut foi totalmente reescrito em GWT (Google Web Toolkit), em um trabalho que levou nove meses. O resultado foi um ganho em desempenho: algumas funções, como o upload de fotos, são três vezes mais rápidas. Entretanto, isso exige mais do navegador: o novo serviço não é compatível com o Internet Explorer 6, e segundo o Google exige um navegador moderno como o Google Chrome, Firefox, Safari ou as versões 7 e 8 do Internet Explorer.

Segundo Berthier Ribeiro Neto, diretor de engenharia do Google para a América Latina, a nova plataforma vai facilitar a inovação: “nos próximos seis meses o Orkut vai mudar, e vai mudar muito”, diz ele. Berthier, que trabalha no “campus” do Google em Belo Horizonte, é um dos responsáveis pelo projeto do novo Orkut. Desde o final de 2008 a responsabilidade pelo serviço é compartilhada por equipes no Brasil e na Índia, países onde a rede é mais popular.

Victor Ribeiro, diretor de produtos Orkut no Google, diz muitas das novidades foram testadas “na surdina” já no “velho” Orkut ao longo dos últimos meses. Por exemplo, o scrapbook foi reescrito com a nova ferramenta GWT no início deste ano, mas poucos notaram a mudança.

O acesso ao novo Orkut será feito através de convites, assim como acontecia no Orkut original. Segundo o Google, a expectativa é de que até o final do primeiro semestre de 2010 a maioria dos 80 milhões de  usuários já tenha migrado para a nova versão. E quem não for convidado de primeira não precisa de preocupar: a versão “antiga” continuará funcionando normalmente, sem perda de dados ou recursos.

PS: Não adianta pedir pessoal, não tenho convites para distribuir

Ao povo dos comentários: Leram tudo? Ainda não entenderam como funciona?
Então cliquem aqui para tirar suas dúvidas

Autor: - Categoria(s): noticia, software, web Tags: , ,

Ver todas as notas

144 comentários para “Google apresenta novo Orkut”

  1. Risha disse:

    Bem,recebi o convite do novo ORKUT,mas precisei fazer alterações em meu pc pra que ele funcione como se deve,Gostei do novo ORKUT…Não é dificil usar nem fazer as adaptações necessarias no computador pra que ele funcione bem…
    MInha grande queixa ,e pelo visto é uma queixa generalizada ,é a grande demora pra chegarem os convites pra distribuição pra os amigos…

  2. renan disse:

    nao gostei da nova versao,e queria saber se vou poder continuar usando a versao antiga que estava perfeita!!!

    • alininha@ disse:

      não sei quanto vc,mais não gostei do novo,gostava mais do velhinho,era mais simples.

  3. emily disse:

    Eu nao gostei do novo orkut mais queria ter o velho de volta como fasso para ter ele dinovo ?
    obrigado pela atençao !
    emily

  4. bianca disse:

    não tenho nada para reclamar do meu orkut

  5. cleiton disse:

    desculpa mais e muito lento para colocar foto neste novo orkut
    ñ sei se e problema do orkut ou do meu pc mais estou tentando ja a 4 dia para colocar fotos.

  6. Jhonathas disse:

    Não poderiam terem criado algo melhor, gostei muito, tem gente aí em cima querendo transformar o Orkut em Facebook, querendo poder colocar foto como plano de fundo, outros querendo enviar recado privado, que vá para o msn, ter suas conversinhas, e não para o orkut que é uma baita de uma rede social, tem gente também querendo bloquear as fotos, de todos o menos absurdo é esse !

  7. jaqueline disse:

    eu amei o novo orkut , ele carrega as fotos mais rapido, e pra voltar pra antiga versão é só clicar no canto direito onde diz versão antiga .
    mais eu nunca faria isso porque eu amo meu orkut novo , lindo e lilás…….

  8. genny disse:

    bom eu ainda nao instalei o novo orkut, mas com senserteza vai ficar lindo. beijos.

  9. genny disse:

    muito bom o novo orkut.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo