Publicidade

Publicidade
29/09/2009 - 15:02

Panasonic traz ao Brasil TV de Plasma mais fina do mundo

Compartilhe: Twitter

Com apenas 2.5 cm de espessura, a Viera Z1 é a TV de Plasma mais fina do mundo

Ela tem tela de 54 polegadas com resolução Full HD, mas apenas 2.5 cm de espessura. É a Panasonic Viera Z1, a “TV de Plasma mais fina do mundo”, segundo a fabricante. Eu já tinha visto este aparelho em janeiro, durante a CES 2009 em Las Vegas, mas hoje tive um novo encontro com ele, desta vez na loja-conceito da Panasonic no Shopping Morumbi,em São Paulo.

A TV ainda não está em exposição, mas deve ir para a vitrine em breve. A Panasonic pretende comercializar este modelo no Brasil a partir do início de 2010, com um preço estimado de R$ 24.000. A própria empresa reconhece que soa um pouco salgado, mas há motivos para isto.

Em primeiro lugar, como se trata de uma introdução de produto em pequena escala, as TVs serão importadas. E em segundo, há a tecnologia. A Z1 tem uma tela com contraste estático de 40.000:1, resolução dinâmica de 1080p e consumo de energia 30% menor que modelos similares. Trocando em miúdos: imagem perfeita, com preto realmente preto e muitos detalhes mesmo em cenas movimentadas (como em um jogo de futebol). Assistir a um filme escuro, como “Batman: O Cavaleiro das Trevas” na Z1 é memorável.

Além disso, a Z1 é uma das primeiras TVs no mercado (e provavelmente será a primeira no Brasil) a adotar o novo padrão Wireless HDMI, que permite a conexão sem fios entre a TV e aparelhos como set-top boxes, players de Blu-Ray e afins. A própria TV faz uso da tecnologia: ela consegue ser tão fina porque a Panasonic removeu todo o circuito de sintonia de sinal (e as entradas HDMI, video composto, video componente, S-Video e leitor de cartões SD) para uma caixa (set-top box) externa, do tamanho de um DVD Player, que pode ficar em qualquer lugar da sala. A caixa se encarrega de mandar o sinal para a TV sem fios. Os únicos cabos plugados à TV são o de força e dois outros vindos do receptor Wireless HDMI. Set-top box e receptor vem junto com a TV, em um pacote completo.

A Panasonic também demonstrou o VX100, um monitor profissional com tela de plasma de 65 polegadas. Não é uma TV, por isso nem tem um sintonizador integrado. É voltado a aplicações profissionais ou “cinéfilos” endinheirados que querem o máximo de fidelidade de imagem no home-theater caseiro, e traz uma gama incrível de ajustes de imagem.

Curioso é o sistema de “slots” na traseira: a maioria dos aparelhos tem um número fixo de entradas de sinal: por exemplo 2 HDMI, 1 video-componente, 1 RGB, etc. Mas o VX100 tem quatro “slots” onde podem ser encaixados módulos com as entradas que você precisa. Então é possível criar um aparelho com quatro entradas HDMI, ou três entradas RGB para o PC e uma HDMI. E dá para ir além: a Panasonic comercializa um módulo que é um PC completo (com processador Celeron e Windows XP ou Linux) e transforma ao VX100 em um “display inteligente” para propaganda, por exemplo. O VX100 já está sendo comercializado no Brasil, sob encomenda, com preço sugerido de R$ 32.000.

Vejam abaixo mais fotos da Panasonic Viera Z1 e VX100

Autor: - Categoria(s): hardware Tags: , , , , ,

Ver todas as notas

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo