Publicidade

Publicidade
11/08/2009 - 13:49

Celulares ainda não substituem as câmeras digitais

Compartilhe: Twitter

Durante a coletiva de abertura da PhotoImageBrazil 2009 Alex Deli Ivanov, gerente de negocios da empresa de consultoria GfK, divulgou alguns números interessantes que contrariam a noção de que os telefones celulares irão “matar” as câmeras digitais dedicadas. A verdade é que, pelo menos por enquanto, as câmeras estão na frente.

É verdade que em volume os celulares dispararam. Afinal, topo celular moderno tem uma câmera embutida, mesmo que ela não seja o principal foco do aparelho. Segundo números da GfK, no mercado mundial de dispositivos de captura de imagem os telefones celulares com câmera (camphones) respondem por 85% do volume de aparelhos comercializados, enquanto as câmeras ficam com 13%.

Entretanto, em termos de capacidade e recursos, as câmeras ainda lideram: a maioria esmagadora dos camphones vendidos no Brasil ainda tem câmeras VGA, e só 6% tem câmeras de 5 MP ou mais, capazes de concorrer com as câmeras  digitais. Ainda assim, a maioria das câmeras vendidas no país (35% do mercado) tem resolução entre 8 e 9 megapixels. E há ainda o fator preço: um celular equipado com uma câmera de 3 MP custa em média R$ 770, e com esse valor é possível comprar uma câmera de 10 MP de boa qualidade.

Por fim, um dado curioso: o mercado de SLR (Single Lens Reflex, as câmeras “profissionais”) no Brasil, e em geral na América Latina, é minúsculo: menos de 1% do total, em contraste com 8 a 9% no mercado mundial. Preço e até mesmo a segurança (medo de assaltos) são alguns dos fatores que inibem a adoção destes modelos mais sofisticados.

A PhotoImageBrazil 2009 acontece entre 11 a 13 de Agosto das 14:00 às 21:00 no centro de exposições imigrantes, em São Paulo. A feira é voltada aos profissionais da indústria de imagem, e a entrada de menores de 16 anos, mesmo acompanhados, é proibida. Mais informações sobre a feirsa e o credenciamento estão disponíveis no site oficial.

Autor: - Categoria(s): evento, noticia Tags: , , , ,

Ver todas as notas

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo