Publicidade

Publicidade
15/12/2008 - 11:36

Jogando num Netbook

Compartilhe: Twitter

Sempre que faço um review de um netbook, ou explico a alguém o conceito por trás do produto, deixo um aviso bem claro: “atenção, não é uma máquina para quem quer jogar“. Afinal, os jogos mais “quentes” do mercado, como Crysis e Left 4 Dead, ou mesmo alguns títulos mais antiguinhos como Doom 3, sequer chegam perto de rodar no chip de vídeo integrado (geralmente um Intel GMA 950) destas máquinas.

Mas o aviso é só uma “meia” verdade. Dá pra jogar, sim, nestas máquinas, se você não se importa em se divertir com alguns títulos mais antigos e não faz questão do máximo em qualidade gráfica. Principalmente se você tem um netbook equipado com um processador Intel Atom, como o MSI Wind, O LG X10, o CCE Win 10, o Acer Aspire One, o Mobo White e afins.

Emuladores de consoles mais antigos, como MegaDrive, SNES e até o primeiro PlayStation, rodam sem problemas nestes micros. A falta de um drive de CD para ler os discos de PlayStation, por exemplo, pode ser superada com um drive externo, ou convertendo seus CDs originais em imagens ISO, arquivos contendo todo o conteúdo do CD. Com no máximo 700 MB por jogo, dá para colocar vários deles em um pendrive de 2 GB.

Mas as máquinas também rodam games mais modernos. Age of Empires 2, Comand and Conquer 3, FIFA 2008, GTA San Andreas/Vice City, vários jogos da série Need for Speed, Rayman Raving Rabbids e quase toda a série Quake (com exceção de Quake 4) fazem parte de uma lista de jogos para Windows que funcionam no MSI Wind (e similares) no wiki do MSIWind.net. Não usa Windows? Há uma lista, menor, com jogos para Linux que também funcionam.

O site tem até instruções para “hackear” alguns jogos mais modernos, como Guitar Hero III, e convencê-los a rodar nos portáteis. O mais legal é que a lista não vale só para netbooks, mas também para praticamente qualquer notebook ou desktop que tenha gráficos integrados

E antes de encerrar, uma dica: se você gosta de jogos mais antigos, e era fã do MegaDrive, dê uma olhada em “Streets of Rage Remake“, uma espécie de remix/continuação de uma das séries de luta mais famosas do console, que roda bem em quase qualquer micro, mesmo netbooks. Com novos personagens, golpes, fases com múltiplos caminhos e músicas, o jogo pega o que já era bom e deixa tudo muito mais divertido. Horas de pancadaria (e satisfação com os gritos de seus inimigos) garantidas.

No desktop ou netbook, a pancadaria corre solta

Autor: - Categoria(s): software Tags: , , ,

Ver todas as notas

11 comentários para “Jogando num Netbook”

  1. Já que tá falando de jogos antigos, gosto do Championship Manager 2001/2002, que rodava em 486 com 8 MB de RAM… costumo falar com meus colegas que roda até em liqüidificador.
    É uma boa dica também, pra quem gosta de jogos tipo Manager.

  2. Ricardo disse:

    Jogos em flash também são uma boa. A maioria não necessita de uma placa 3d dedicada ou uma quantidade enorme de memória RAM. Sites como o Kongregate.com ou armorgames.com possuem enorme variedade de jogos.

  3. Aurikill disse:

    Excelente matéria. Nem fazia idéia de que era possível jogar nos netbooks.

  4. Heider disse:

    Concordo com o amigo Gabriel, a muita diversão que ainda apesar de antiga continua a vidrar algumas pessoas.

  5. evilskater disse:

    CM2001 eh novo.. no tempo q eu tinha um 486 com win 3.11, jogava elifoot98 e akele emulador do gameboy.. horas e horas de diversao! o/

  6. MasterManson disse:

    … achei meio incompleto, esperava por modelos de notebooks e comparações com testes de desempenho dos notes encontrados no mercado, em utilizaçao com alguns jogos antigos e outros mais modernos …. mas bem… ja é uma luz =)

  7. Nilson disse:

    gostei bastante, e se não fosse abusar, seria legal também um artigo sobre os jogos que rodam na Intel X3100, que equipa boa parte dos notebooks de 13 ~ 15″ do mercado.
    abraço e parabéns.

  8. Felipe disse:

    Sou fã do flight simulator que é um jogo bem pesado. Jogo ele sem problemas no meu notebook qu têm processador intel celeron 550. A única dica é ter pelo menos 2gb de memória, pois assim vc pode aumentar a memória de vídeo ao máximo sem alterar o desempenho do note.

  9. WILDNER.CLARO disse:

    Curto muito joguinhos antigos de luta tipo street fighter e the king of fighiters, jogava demais isso, queria achar algum site decente pra baixar esses joguinhos no desktop mesmo.

  10. RafaeldoGueto disse:

    Que boa noticia…
    Assim que eu comprar o meu Aspire One vou voltar a jogar os meu jogos de SNES…

  11. Gustavo disse:

    poxa muito boa essa materia…eu comprei um netbook, vai chegar segunda feira, é um acer aspire on. processador atom 1.3 2gb de ram..sera que roda gta san andreas? porfavor responda..estou curioso

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo