Publicidade

Publicidade
21/10/2008 - 01:09

Samsung Omnia chega para bater o iPhone

Compartilhe: Twitter

Samsung OmniaiPhone, prepare-se: seu primeiro concorrente à altura está desembarcando no mercado nacional. Rapidamente apelidado de “iPhone com Windows” pelos jornalistas presentes ao lançamento nesta segunda em São Paulo (para desgosto do pessoal da Samsung), o Samsung SGH-i900 Omnia é um smartphone com tela sensível ao toque capaz de fazer a maioria dos truques que o aparelho da Apple faz, só que com hardware mais potente. E, ao contrário de outros modelos que já circulam por aí, faz bom uso da tela sensível ao toque, mostrando que pode competir não só no quesito “força bruta”, mas também no que é mais importante: a “experiência” do usuário e a facilidade de uso.

O que se segue é um breve relato de minha experiência de cerca de meia hora com o aparelho. Não é um review (que deve acontecer em breve, lá no iG), mas apenas um apanhado das “anotações mentais” que fiz durante o uso. Resumindo em uma palavra: gostei.

A lista de recursos é impressionante, com tela sensível ao toque de 3.2 polegadas com resolução “widescreen” de 240 x 400 pixels, câmera de 5 megapixels com flash, gravação de vídeos com resolução VGA, GPS, Wi-Fi, Rádio FM, Bluetooth e 8 GB de memória interna, só para citar apenas alguns no campo do hardware.

Algumas coisas são curiosas: um botão centralizado logo abaixo da tela funciona como um “mouse“. Sim, mouse, com direito a setinha e tudo o mais. O funcionamento é similar aos mouses “trackpoint” dos notebooks Thinkpad. A câmera tem detecção de faces, “geotagging” (marcação das fotos com as coordenadas geográficas do local onde foram tiradas) e um recurso que está se tornando comum em modelos domésticos, o chamado “Smile Shot“: ela dispara automaticamente quando uma pessoa sorri.

O sistema operacional é o Windows Mobile 6.1, adaptado para funcionar melhor em um sistema com tela sensível ao toque. A tela principal, por exemplo, é um desktop com uma lista de widgets na lateral esquerda. Com um movimento dos dedos, é possível arrastar widgets da lista para o desktop (onde eles “crescem” para o tamanho normal) e personalizá-lo a seu gosto com relógios, listas de mensagens, notícias, previsão do tempo, media players e afins. 

Um Opera otimizado para a tela sensível ao toque, substitui o já cansado “Pocket IE” típico dos aparelhos com Windows Mobile no papel de navegador web. A compatibilidade com sites (testei uma meia dúzia) é boa, e ele é capaz dos mesmos truques do Safari no iPhone: dois cliques para “dar zoom” em uma seção da página, passadas com os dedos sobre a tela para rolar a página, mudança automática de modo (retrato ou paisagem) quando o aparelho muda de posição (de pé ou deitado) e tudo o mais.

Durante o uso, o Omnia me pareceu bastante ágil, com uma interface que reage rápida e precisamente aos toques na tela. A Samsung adotou o recurso, já usado por outros fabricantes, de “haptics”, ou seja, uma resposta tátil (no caso, uma vibração do aparelho) usada para confirmar um comando. Por duas vezes, o navegador deixou de rotacionar automaticamente a página quando deitei a tela, talvez porque fiz um movimento suave demais.

Algumas coisas não me pareceram legais. Apesar da interface da Samsung ser boa, a original do Windows Mobile, totalmente inadequada para uso com os dedos, ainda está lá, visível se você fuçar “a fundo” o suficiente nos menus. O teclado virtual tem teclas pequenas demais no modo retrato, e alguns botões, como o X para fechar os programas, são menores ainda. Talvez ciente disto, a Samsung inclui com o Omnia uma caneta, o que pode ser confuso e deixar o usuário sem saber com qual instrumento (dedo ou caneta) interagir.

O Samsung SGH-i900 “Omnia” deve chegar ao mercado nacional em breve, com preço sugerido pelo fabricante (sem subsídios) de R$ 1.799. Espere encontrá-lo em sua operadora favorita (ele estará disponível para todas as operadoras, segundo a Samsung) por um preço menor, e provavelmente bastante competitivo com o aparelho da Apple. Peguem sua pipoca, porque a briga começou :)

Autor: - Categoria(s): hardware, noticia Tags: , , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

36 comentários para “Samsung Omnia chega para bater o iPhone”

  1. Jacqueline disse:

    Acho muito interessante esta evolução, mas venho lamentar os valores cobrados pelos serviços das operadoras de celular. eu não ouso acessar um site de internet com meu celular. Me quebraria. A relação salário médio das pessoas nestas paragens e o valor dos serviços torna proibitivo o uso de uma maravilha desta para grande massa. Acaba virando aparelho para uso profissional subsidiado pela empresa ou muito bem remunerado. Mas adoraria ter um telefone sensível ao toque.

  2. Eduardo Dias disse:

    Rafael, dentro desta breve meia hora passada com o aparelho, pergunto se você se recorda se o mesmo possui visualizador de arquivos em formato Acrobat e ainda visualizador mais editor de arquivos em Word e Excel?

  3. gleison disse:

    Adoro tecnologia, mas o que venho lamentar eo auto custo destas maravilhas ,qua acabam sendo inacesiveis aos brasileiros de media e baixa renda

  4. Rafael Rigues disse:

    Fonseca,

    A versão “de bolso” do Microsoft Office é parte do Windows Mobile, e está inclusa. Se por “GPS Indenpendente” você quer dizer mapas na memória do aparelho, não.

    A Samsung usa o Google Maps como solução de mapas, o que implica no uso de uma conexão de dados (ou Wi-Fi) para cálculo de rota e download das imagens e na falta de recursos avançados como navegação “turn-by-turn” (passo-a-passo) com instruções em voz alta.

  5. Rafael Rigues disse:

    Eduardo,

    Tem sim as versões de bolso do Office (Word, Excel) e um leitor de PDFs. Abri um PDF com 73 páginas (o manual do aparelho) em alguns segundos, sem problemas.

  6. Rafael Rigues disse:

    Claudio Silva,

    Você pode colocar no Omnia qualquer aplicativo escrito para o Windows Mobile, e há milhares deles disponíveis por aí. Esta é uma das vantagens do aparelho.

  7. Georgia disse:

    Este celular é de ótima qualidade, além de tudo é muito belo!
    Comprei para os meus filhos em julho, em New York, garanto que eles aprovaram o produto, e além de tudo podem se “sentir” um pouco, pelo fato de na sua escola ainda não haver ninguém, que tenha um celular moderno e “XIQUE” como o Samsung Omnia.

    Agradeço pela atenção!

    Uma boa noite!

  8. Walter disse:

    Ola.

    O meu omnia nao tem o smart eader, alguem me sabe dizer porke?

    Fiquem bem

  9. Alberto Santos disse:

    E PENA QUE A QUALIDADE DE VIDEO PERDE PARA O NOKIA N 95 O ZOOM DELE PERDE TOTALMENTE O FOCO , E A NOITE NEN SE FALA ABRAÇOS GALERA

  10. Aline disse:

    Tenho o Omnia e posso garantir: É o melhor e mais completo celular que foi produzido ATÉ HOJE! No começo, ele apresentava alguns bugs e probleminhas causados pelo windows mobile, mas a samsung está CONSTANTEMENTE disponibilizado ROMS para atualizar o Omnia. Já atualizei o meu umas 10 vezes. Ele está com a penultima versão agora, e funcionando perfeitamente. Além de todos os recursos citados pelo autor, como o Omnia é windows mobile, vc pode fazer dele praticamente TUDO! É só instalar o software desejado e voilá.
    No começo, nao gostei da interface windows mobile (como citado pelo autor ai), mas é simples resolver: é só instalar a interface do Iphone ou o manilla 3d touch da htc. Já instalei os dois no meu Omnia, e gostei muito mais do Manilla (é inacreditável as possibilidades que vc pode fazer com um Omnia). Já testei todas as funções do aparelho. Todas, (sem excessão) funcionam PERFEITAMENTE.

    Li ai por cima que alguem está só esperando o INNOV8 (um celular parecido com o nokia n96). Ainda, o Omnia é mais completo. A única coisa que o INNOV8 tem de melhor é a camera de 8MP contra o 5MP do Omnia. E tem um defeito grave (para mim): o sistema operacional é symbian. (E também não é tão bonito como o Omnia). Também não funciona nas duas bandas 3g principais (850 e 2100)

    Meu omnia é de 16gb. Antes dele tive varios celulares (estou sempre atras das novidades), mas já tive o n95, o HTC tilt, sempre fugi do iphone (nao tem gps embutido).

    Comparações:

    Omnia x HTC (touch, tilt, qquer um). Os HTCs são celulares muito bem estruturados (via hardware). Usam windows mobile (que para mim é importante) e a maioria vem com gps embutido e wi-fi. Os HTCs pra mim perdem nos seguintes pontos: 1-Não tem memória interna de 8GB ou 16GB. 2-O design é bem feinho e ele é meio grande 3- a câmera geralmente é de 2.3mp e não tira fotos tão lindas quanto o omnia :))) Mesmo assim, ainda prefiro o HTC ao iphone.
    O HTC ganha em 3g: a maioria aceita 3 ou 4 frequencias 3g. O Omina (o meu) aceita somente 2100 (que todas as operadoras usam, menos a claro aqui em SP). O ideal seria um omnia com duas frequencias: 850 e 2100, assim ele funcionaria no mundo todo.

    Omnia x Nokia (n95,n96): o desing dos n9* também não é lá tão estiloso quanto o do Omnia (ou o do iphone, apesar que o iphone é maior que o omnia). O que mata os nokias pra mim é o symbian, o n95 tb não tem touchscreen (fico louquinha quando pego un n95 querendo tocar na tela, hehehe). Também tem o problema das bandas 3g. nesse quesito, nenhum bate os HTC.

    Omnia x Xperia: Esse é um celular da sony ericsson tentando imitar o omnia, mas nem vou comparar aqui, porque ele só TENTA imitar mesmo! enfim, o Omnia é bem melhor.

    Omnia x iPhone: Não tem como comprar. São duas coisas totalmente diferentes. O iPhone nada mais é que o iPod com telefone. Alguém já viu por ai a piada da videochamada com o iPhone 3g? (ele não tem c$amera frontal, então, vc precisaria usar um espelho para usar a videochamada :) Ele não tem gps embutido tb. E seu preço é alto demais para o pouco que faz. (Se bem que o pouco que faz, faz bem).

    Finalizando, sou uma contente e feliz usuária do Omnia, só um poouco decepcionada por não ter as duas frequencias 3g (850/2100) juntas. Não sei qual será a frequencia do aparelho que a samsung está lançando no Brasil, mas com certeza será ou 850/1900 ou 2100. (E como está sendo lançando na versão 8G, provavelmente vai ser o modelo feita para a america latina: i900L).

    Mais uma vez, ainda nao troco meu Omnia por celular nenhum que até agora foi lançado ou anunciado.

  11. Aline disse:

    E ahh, sobre a pergunta do amigo, GPS independente, o hardware do GPS é embutido sim, funciona sozinho sem necessitar do wireless, mas vc precisa instalar um navegados com os mapas para poder usufruir. Eu instalei aqui o TomTom e o Destinator (ambos versao 7). O destinator funciona super bem, se vc instalar o arquivo de radar, ate te avisa onde tem radar. Já o Tomtom funciona bem também, mas só depois de instalado o GPS gate.

  12. João Gonçalves disse:

    Sejamos mais objetivos e não percamos tempo com assuntos alheios ao tema em questão( tecnologia do Omnia).
    Gostei muito das observações da Aline e que me ajudaram na tomada de decisão para adquirir o aparelho.
    Parabéns.

  13. Fabio disse:

    Tenho um sansumg Omnia e estou gostando, apesar do que se lê por aí!!…Com certeza sua interface é muito legal e muito melhor que os Smarts que tive como A1200 ou N95…Peço um apoioOnde encontro o navegar TomTom e Destinator?O meu aparelho naõ possui smart reader que usei muito no A1200 (OCR) e foto com posição GPS, usei também no N95, ressalto que ambos constam no manual.

  14. Jorge Orrevan disse:

    Estou na dúvida se compro Iphone, Omnia ou Innov8. As observações ajudam, mas, tenho um amigo que tem o Iphone e não troca por nada. Diz que a facilidade de manuseio é impressionante. Rafael pode acrescentar algo?

  15. Luiz disse:

    Antes de mais nada, muito bom fórum esse, parabéns. Duas perguntas, por favor, se alguém puder ajudar :
    1) Onde acho a canetinha que fica pendurada ? Já perdi a minha e a mesma é imprescindível, pois usar os dedos para digitar texto é uma árdua tarefa que exige muita paciência.
    2) Não seria bom/necessário instalar algum antivirus, uma vez que o celular é um computador com internet ?

    Grato,

    Luiz F R F

  16. Marco Antonio disse:

    Aline,
    Como conseguiu as atualizações de rom da Sansumg? Tenho um omnia e gostaria de poder contar com a rom mais atual.

    Obrigado.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo